DOWNLOAD

 

Descrição de fotos de suicidados

As fotos não estão reproduzidas, mas são descritas a seguir, acompanhadas das informações do perito, possibilitando os  ícones para cada pensamento:

 
Foto n. 1 (Laudo 3870.82)

 
Uma mulher idosa, com olhos semi-abertos, caída sobre uma cama, ao lado de um rádio, com o braço esquerdo dobrado como se tivesse acabado de largar   a faca de cozinha com lâmina curta, a qual está enterrada no seu peito esquerdo sob seu vestido um pouco aberto e repuxado para o lado esquerdo. Há pouco sangue derramado pelo ferimento.
Informações do perito: morava sozinha em casa de um cômodo, que estava bem limpo. O banheiro era separado da casa. Junto a ela foi encontrada uma xícara de chá que tomava todas as noites. Derramou pouco sangue porque estava próxima de morrer por velhice. Tinha cerca de 90 anos.

 

 
Foto n. 2 (Laudo 8395.85)

 
Uma mulher bem maquiada, bem penteada, com colar no pescoço, aparentando de 40 a 45 anos, com os olhos fechados, caída no chão, vestida com penhoir e camiseta, estando o penhoir aberto e repuxado para o lado esquerdo, apresentando pequena mancha de sangue no lado interno do penhoir e muito sangue na altura do peito sobre a camiseta.
Informações do perito: mulher riquíssima, que tinha medo de perder a fortuna, pertencente a uma família onde ocorreu uma sucessão de suicídios. Suicidou no corredor de distribuição para os aposentos, com dois tiros, sendo o primeiro no peito e o segundo na têmpora esquerda. Tinha 62 anos e havia sido Miss Brasil.

 

 
Foto n. 3 (Laudo 8396.85)

 
Um homem aparentando ser muito jovem, com a cabeça totalmente enfaixada deixando ver somente sua face, olhos fechados, com os pés no chão, com meia e sapato, quase todo resto do corpo sobre uma cama, com os braços estendidos ao seu lado. Está vestido com calça comprida e camiseta, tendo um relógio no pulso esquerdo. Sua região temporal direita está apresentando manchas de sangue.

 
Informações do perito: jovem bonito e vaidoso que suicidou com um tiro na cabeça. Jovem com menos de 30 anos.

 

 
Foto n. 4 (Laudo 5534.85)

 
Um homem caído no chão, careca, braços abertos, perna direita recolhida, vestido com blusa (tipo japona), calça comprida e meias brancas, com um par de chinelos, um pano, chaves e um revólver e muito sangue ao seu lado. Aparenta ter meia idade.
Informações do perito: ele ateou fogo nas suas roupas com álcool e, não suportando, deu um tiro na cabeça. Está caído no piso da cozinha.

 

 
 Foto n. 5 (Laudo l072l.84)

 
Aparece somente o rosto de um homem, com um furo de bala no meio da testa, manchada de sangue. Homem moreno, aparentando mais de 50 anos, com os cabelos  começando a ficar grisalhos. Sua boca está semi-aberta, aparecendo seus dentes, olhos fechados e com hematomas.
Informações do perito: era um homem de bom nível intelectual. Utilizou bala especial que tem pouco alcance, porém espalha estilhaços por dentro do corpo.  Neste caso, espalhou por dentro do cérebro da vítima.

 

 
Foto n. 6 (Laudo 5294.82)

 
Homem já em estado avançado de putrefação da cabeça até os ombros, com a caveira de seu rosto transparecendo, enforcado por uma corda em uma árvore no meio de um matagal, vestido com camisa de mangas curtas e calça comprida.
Informações do perito: era uma pessoa extremamente doente, que tomava muitos  remédios e que não conseguindo encontrar um hospital para se internar, se enforcou nas imediações de um hospital que lhe recusou vaga.

 

Obs: Este texto foi extraído de:

SUICÍDIO - TRAMA DA COMUNICAÇÃO

Dissertação de Mestrado, 1992, Psicologia Social, PUC-SP

Autor: Marcimedes Martins da Silva

 

Volta ao início da página                    Bilhetes suicidas


© Todos os direitos reservados 1998.